sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Empatia

"Professora do primeiro ciclo na escola básica da Regedoura, em Ovar, com cancro na língua, a quem foi recusada uma reforma, vai ser substituída já na próxima segunda-feira."Público
Embora utilizada frequentemente como sinónimo de compaixão ou ajuda, a palavra empatia não define realmente um comportamento moral bom ou mau, mas simplesmente a capacidade de sentirmos aquilo que outra pessoa sente. Por exemplo, ver ser recusada a reforma por invalidez a uma professora com uma colecção de cancros, a quem foi retirada parte da língua, deixa-me emocionado.
Mas, só porque senti empatia com a senhora professora não significa que tenha compaixão por quem tomou a tardia decisão.
"O que sucedeu é que a junta fundamentou o seu parecer médico no sentido da não incapacidade, mas, por lapso, o médico que preencheu o respectivo impresso escreveu sim em vez de não, no campo em que se pergunta se a pessoa está incapaz para o exercício das suas funções. Tal lapso de escrita foi desde logo corrigido pelo médico chefe da CGA, aquando do seu visto,".
A mim, choca-me profundamente ver como as pessoas mentem após o total desinteresse pelos graves problemas das outras, sem manifestar qualquer tipo de solidariedade.
E aqui, nem era necessária compaixão....